João Milton Prates - In Memoriam:
Nome de Guerra: Prates
Patente: Aspirante Aviador da Reserva Convocado
Registro: BO-511260
Nascimento: 14/07/1922, Diamantina (MG) - Brasil
Falecimento: 05/10/1973, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função: Piloto de Combate
Promoções: em 21 Mai 45, promovido a 2º Tenente
Fez treinamento nos EUA com o Pereyron e Rocha, se apresentando ao 1º Grupo de Aviação de Caça em Suffolk nos EUA antes do embarque para os EUA.
Piloto de combate da esquadrilha azul, tendo completado 55 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 12 NOV 44 e sua última em 15 ABR 45. No que seria sua 56ª missão, em 20 ABR 45, seu P-47 (S/N 42-26774) sofreu uma pane na decolagem provocando um grave acidente no fim da pista. Com o forte impacto do avião no solo, seu corpo, ao ser lançado fora da nacele do avião, chocou-se com uma borda metálica que provocou um grande talho na testa, e um descolamento grande do seu couro cabeludo. Foi socorrido imediatamente e levado às pressas para o 12º Hospital Geral de Livorno, Itália, onde foi atendido na emergência. Por este motivo, foi afastado do vôo para o resto da campanha. Terminada a guerra, em 18 JUN 45, partiu de Pisa para os Estados Unidos, para apanhar os novos P-47.
Ao regressar ao Brasil, pouco depois pediu desligamento da FAB, tendo ingressado na Aviação Civil. Mais tarde, veio a ser piloto do avião do Presidente Juscelino Kubitscheck até sua aposentadoria.
Fonte de dados: www.sentandoapua.com.br
Jamais serão esquecidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário