Grupo de uniforme, medalhas e mais de 100 documentos do Technician Fifth Grade, 'DOC' Cornelius W. Cotter, que nasceu em 1925 em Montana, EUA, alistou-se em 1943 e foi um veterano da Segunda Guerra Mundial na Batalha da Normandia no Destacamento Médico (315th Medical Battalion), Tropas Especiais, 90º. Divisão de Infantaria.
A 90ª Divisão de Infantaria desembarcou na Inglaterra, em 5 de abril de 1944, e treinou de 10 de abril a 4 de junho.
Os primeiros elementos da divisão viram ação no dia D, 6 de junho, na praia de Utah, Normandia, o restante entrando em combate em 10 de junho, atravessando o rio Merderet para levar Pont l'Abbe em combates pesados. Após uma ação defensiva ao longo do rio Douve, a divisão atacou para limpar a Foret de Mont-Castre (colina 122), limpando-a até 11 de julho, apesar da forte resistência. Nesta ação, a Divisão sofreu 5.000 mortos, feridos ou capturados, uma das maiores taxas de baixas sofridas na Segunda Guerra Mundial. Um ataque à ilha de Saint-Germain-sur-Sèves, em 23 de julho, fracassou, e a 90th Infantry Division passou por cima dele, levando Périers em 27 de julho.
Em 12 de agosto, a divisão atravessou o rio Sarthe, norte e leste de Le Mans, e participou do fechamento do Falaise Gap, alcançando a 1ª Divisão Blindada Polonesa em Chambois, em 19 de agosto.
Em seguida, correu pela França, através de Verdun, em 6 de setembro, para participar do cerco a Metz, de 14 de setembro a 19 de novembro, capturando Maizières-lès-Metz, em 30 de outubro, e atravessando o rio Mosela em Kœnigsmacker, em 9 de novembro. Elementos da 90th Infantry Division atacaram e capturaram o forte de Koenigsmacker, de 9 a 12 de novembro, na Alemanha.
Em 6 de dezembro de 1944, a divisão atravessou o rio Saar e estabeleceu uma ponte ao norte de Saarlautern (atual Saarlouis), de 6 a 18 de dezembro, mas com o surto da unidade de Gerd von Rundstedt (Grupo A do Exército), a Batalha do Bulge retirou-se para a margem oeste em 19 de dezembro e ficou na defensiva até 5 de janeiro de 1945, quando mudou para o cenário da luta nas Ardenas, tendo sido aliviado ao longo do rio Saar pela 94ª Divisão de Infantaria. Atravessou o rio Our, perto de Oberhausen, em 29 de janeiro, para estabelecer e expandir uma ponte. Em 19 de fevereiro, a divisão esmagou as fortificações da Linha Siegfried até o rio Prüm.
Depois de um breve descanso, a 90th Infantry Division continuou pelo rio Mosela para tomar Mainz, em 22 de março, e cruzou os rios Reno, o Meno e o Werra em rápida sucessão. A perseguição continuou até a fronteira checa, em 18 de abril de 1945, e na cordilheira dos Sudetes. A divisão estava a caminho de Praga quando encontraram os 1.500 prisioneiros restantes deixados pela SS no campo de concentração de Flossenbürg. Hoje, um muro memorial no antigo campo homenageia o 90º como libertadores do campo de concentração de Flossenbürg. Uma semana depois, chegou a notícia de que a guerra na Europa terminou em 8 de maio de 1945. Nesse mesmo dia, Erich Hartmann, o ás de caça com maior pontuação da história, junto com um esquadrão da ala de caça de elite Jagdgeschwader 52 (a de maior pontuação) asa de caça na história), rendeu-se a 90th Infantry Division.
Ele foi premiado com a Medalha da Estrela de Bronze por bravura em 15 de abril de 1945 em Hof, na Alemanha, quando resgatou membros de uma tripulação de um tanque Sherman que estava pegando fogo, apesar de estar no meio de um ataque alemão.
Jamais serão esquecidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário