terça-feira, 7 de maio de 2019

“Brass Tankards” (Trench Art of Kiwi Soldier)

World War II Memorabilia – “Brass Tankards” 
(Trench Art of Kiwi Soldier)


Os desenhos gravados nessa caneca são estéticos e expressivos. Eles ilustram uma sinopse da Guerra com figuras espirituosas, imagens e eventos que levaram aos sucessos que comemoramos anualmente no “Dia da Vitória”.


Eles não mostram nada do horror ou tristezas experimentadas, mas eles atestam a determinação de nossos corajosos e aventureiros Kiwis, assim chamados os soldados da Nova Zelândia, que nobremente lutaram contra a opressão nazifascista.


Nessa caneca da Itália, vemos um soldado aliado dar um salto corajoso da Tunísia para a Sicília, enquanto um deles sobe a Itália para um grupo de nazistas em retirada em Gênova.

Essas canecas foram fabricadas em zonas de conflito e podem ser encontradas em residências e museus em todo o mundo. No entanto, o padrão dessa caneca da Onward foi projetada especialmente para lembrar a contribuição da Nova Zelândia à guerra e tem o símbolo nacional do pássaro kiwi.


“Latão usado para a fabricação deste objeto foi resgatado dos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial”.

Desde a Guerra Franco Prussiana o latão dos estojos de granadas de artilharia são usadas para manufactura de artes de trincheira. De certa forma, essas canecas são encapsulamentos físicos do esforço de guerra.

Soldados artísticos (e às vezes não tão artísticos) poderiam continuar ocupados, criando pacientemente e diligentemente uma memória tangível de seu tempo na batalha.

Essa arte tornou-se cada vez mais popular e lembranças feitas à mão foram enviadas para casa como um elo entre soldados no campo de batalha e seus entes queridos.

Alguém tem que se perguntar o que um soldado que sobreviveu a uma guerra relembrou enquanto bebia de suas canecas de metal em sua velhice; ou o que uma esposa ou filho do falecido imaginou ao segurá-lo em suas mãos...

Mais do que isso, eles revelam nossa natureza para transformar a destruição em criatividade, ao mesmo tempo em que comprometem essas dificuldades passadas em um meio de recordação.

Detalhe: na parte inferior do desenho dessa nossa caneca estão as palavras “O latão usado para a fabricação desta caneca foi recuperado dos campos de batalha do norte da África”. Quanta história!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário