Newton Neiva de Figueiredo - In Memoriam:
Nome de Guerra: Neiva
Patente: 2º Tenente Aviador
Registro: BO-326
Nascimento: 11/04/1918, Rio de Janeiro (RJ)
Falecimento: 07/04/2000, São Paulo (SP)
Função: Piloto de Combate
Promoções: em 12 Jan 45, promovido a 1º Tenente
Condecorações:
Mérito Aeronáutico, Cruz de Aviação - Fita A com 03 estrelas, Cruz de Aviação - Fita B com 03 palmas,, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Meda Militar, Distinguished Flying Cross com dois OLC (EUA), Air Medal com 03 OLC (EUA), Croix de guerre com palma (França) e Presidential Unit Citation (EUA).
Realizou seu treinamento de piloto de combate em Orlando, no Panamá, em Suffolk e na Itália.
Piloto de combate da esquadrlha azul, tendo realizado 86 missões de combate. Sua primeira missão foi em 05 NOV 44 e sua última em 30 ABR 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB, onde exerceu a função de Ajudante de Ordens do Ministro Salgado Filho, e do ministro Brigadeiro Trompowski. Foi instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, e da Escola de Comando Estado Maior da Aeronáutica. Foi Comandante da Base Aérea de São Paulo, Chefe do Estado Maior do IV Comando Regional. Permaneceu na FAB até 1966, passando para a reforma no Posto de Major Brigadeiro do Ar.
Na vida civil, exerceu atividades como Engenheiro, tendo sido Diretor de Suprimentos da CEspecialista (CIA Elétrica do Estado de São Paulo), por quase 10 anos. Diretor da GTE do Brasil e Presidente do Conselho da Administração da Engevix Engenharia. Aposentou-se em 1986, porém manteve a função de presidente da fundação Santos Dumont em São Paulo por vários anos.
Dados: sentandoapua.com.br
Jamais serão esquecidos!



Nenhum comentário:
Postar um comentário