Keller e Rittmeister nos EUA antes do embarque para Itália:
Hélio Langsch Keller
Nome de Guerra: Keller
Patente: 2º Tenente Aviador
Registro: BO-433
Nascimento: 16/03/1924, Rio de Janeiro (RJ)
Falecimento: 06/12/1991, Rio de Janeiro (RJ)
Função: Piloto de Combate
Piloto de combate da esquadrilha vermelha, tendo completado 95 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 11 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB, no posto de Tenente-Coronel, foi Comandante do 1º Grupo de Caça entre 01 FEV 1957 e 28 JAN 1959, comandou também o 4º Destacamento da FAB no Ex-Congo Belga, a serviço da ONU. Nos meses de dezenbro de 1962 e janeiro de 1963, a Força Aérea da ONU, no Congo entrou em operações de guerra com as Forças de Katanga (Província separatista do Congo, na época), e o Destacamento da FAB, sob o Comando do Ten. Cel. Keller, teve atuação destacada no salvamento de missões religiosas que estavam na eminência de serem sacrificadas.
Rolland Rittmeister
Nome de Guerra: Rittmeister
Patente: 2º Tenente Aviador
Registro: BO-586
Nascimento: 17/01/1921, São Paulo (SP)
Falecimento: 16/11/1944, Tarquínia - Itália
Função: Piloto de Combate
Promoções: 1º Tenente Post-Mortem
Piloto de combate da esquadrilha vermelha, tendo completado apenas uma missão de combate em 12 NOV 44. Era instrutor na Escola de Aeronáutica quando se voluntariou para integrar o 1º Grupo de Caça. Roland, no 1º Grupo de Caça, destacou-se pelo seu grande interesse em todos os setores do Grupo. Era sempre voluntário para qualquer serviço que aparecesse, um exímio fotógrafo captava com a sua máquina fotográfica todos os aspectos do treinamento do Panamá, Suffolk e Itália. No dia 16 de novembro de 44, apareceu na Base de Tarquínia um grupo de repórteres e cinegrafistas, incumbidos de realizar uma completa reportagem sobre o 1º Grupo de Caça, para ser divulgada através da BBC de Londres. Desejavam filmar em vôo, a passagem de uma Esquadrilha Brasileira. O avião a ser utilizado seria um DC-3, de transportes. O tenente Roland e o tenente Waldyr Pequeno de Mello, pegaram carona a fim de fotografar também essa passagem. Numa infeliz manobra do DC-3, para facilitar a filmagem apertou sua curva esquerda, ficando diretamente dentro do sol de forma que os pilotos da Esquadrilha só perceberem a sua posição quando estavam em cima do DC-3. Ouve uma imediata manobra da esquadrilha para evitar um abalroamento. 03 aviões da Esquadrilha conseguiram se desviar, o 4º porem, decepou a cauda do avião DC-3, que entrou num violento parafuso até explodir no solo. O piloto do 4º avião (Ten. Perdigão), salvou-se saltando de pára-quedas. Assim o 1º Grupo de Caça, perdeu nesse dia dois valentes e preciosos elementos. Seus restos mortais, foram transladados para o Brasil, e hoje repousam no monumento dos Pracinhas, no Rio de Janeiro, RJ.
Jamais serão esquecidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário