U.S. Army Two-piece Herringbone Twill (HBT) Camouflage:
Muitas fotografias tiradas em julho de 1944 de soldado norte-americanos do 41º Regimento Blindado de Infantaria na França vestindo uniformes HBT camuflados que era semelhante aos usados por Fuzileiros Navais no Pacífico, mas num corte diferente dos Marines e não reversíveis.
Estes uniformes foram projetados para ser usado sobre a camisa de lã e as calças de combate, mas durante o ano de 1944 foram rapidamente abandonados no Noroeste da Europa por causa da semelhança com o uniforme camuflados da Waffen SS.
O desenvolvimento deste tipo de uniforme foi feito pelo U.S. Army Corps of Engineers em 1940, à pedido do general Douglas MacArthur que exigia a confecção de uniformes de camuflagem de selva.
O projeto de 1940, apelidado de "frog-skin" ou "leopard spot", foi escolhido e publicado com um modelo de macacão reversível para uso na selva, mas logo mudou para um casaco e calças.
Foi emitido pela primeira vez para os Fuzileiros Navais dos EUA que lutam nas Ilhas Salomão e usados por unidades na batalha de Tarawa.
As experiências no campo de batalha mostrou que o padrão era inadequado e a produção foi interrompida em 1944 com um retorno aos uniformes de tom único padrão.
Durante 1944, as unidades especializadas da 2ª Divisão Blindada que lutaram na Normandia, juntamente com elementos da 30ª Divisão de Infantaria receberam este tipo de uniforme camuflado, mas novamente uma aparente semelhança com o ser uniforme utilizado por algumas tropas Waffen SS na área levou a alguns incidentes de fogo amigável, e logo foram recolhidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário