quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

USAF MA-1 TT Summer Flight Jacket

USAF MA-1 TT Summer Flight Jacket:
Clássica jaqueta Bomber Alpha Industries em nylon 2 tons.



A jaqueta Bomber MA-1 (também conhecida como MA-1 flight jacket) é uma uniforme militar americano que foi desenvolvida na década de 1950.


A MA-1 e seu antecessor, a B-15 flight jacket, foram originalmente desenvolvidos e necessários naquele momento, porque o surgimento da era do jato criou novos requisitos para desempenho, segurança e conforto do piloto.


Antes da invenção de aeronaves a jato, jaquetas de couro forradas com lã eram entregues ao pessoal de voo. No entanto, os novos jatos podiam voar em altitudes muito mais altas e em temperaturas muito mais frias que as aeronaves a hélice. 


Se as jaquetas pesadas e volumosas ficassem molhadas pela chuva (quando o piloto caminhava para o avião) ou pela transpiração, a água congelaria em grandes altitudes, deixando as jaquetas frias e desconfortáveis. Além disso, os novos jatos foram mais simplificados no design. Cockpits foram apertados e cheios de novos equipamentos. A entrada e a saída rápidas e desimpedidas das cabines de pilotagem tornaram-se ainda mais críticas em termos de segurança. Em vez de couro volumoso, era necessária uma jaqueta leve e quente para a nova tecnologia de jato.


Para atender a essas necessidades, um novo tipo de jaqueta de voo foi desenvolvido a partir da jaqueta B-15 existente, que foi inicialmente produzida em algodão, mas posteriormente produzida no mesmo padrão, mas em nylon de alta qualidade. O nylon foi descoberto antes da Segunda Guerra Mundial, mas não foi usado em roupas de voo até depois da guerra, possivelmente porque a demanda por nylon para itens como paraquedas consumia o suprimento disponível durante a guerra.


As primeiras jaquetas MA-1 foram emitidas para pilotos e tripulações da Força Aérea e da Marinha dos Estados Unidos. Pequenos números também foram emitidos ao pessoal de voo do Exército. As jaquetas MA-1 apareceram pela primeira vez na Europa em quantidades muito pequenas em meados da década de 1950, provavelmente no mercado negro e com vendas de excedentes do governo.


Em 1963, a Alpha Industries ganhou o contrato para fabricar o MA-1. Mais jaquetas MA-1 apareceram na Europa como Alpha e mais tarde Rothco  começaram a exportar jaquetas MA-1 e outras roupas militares para as Forças Aéreas Europeias e clientes comerciais.



A MA-1 foi projetado pela Força Aérea dos Estados Unidos para servir como uma jaqueta de vôo de peso intermediário para uso durante todo o ano. Isso foi realizado fabricando o MA-1 a partir de tecidos de nylon de alta qualidade e entrelaçados de poliéster. O design de nylon leve permitiu que o piloto usasse a jaqueta aberta e se sentisse confortável em clima quente. Ao entrar na aeronave, o piloto pode fechar o casaco e ter ampla proteção contra as condições de frio encontradas em voo.

A MA-1 foi produzido inicialmente em azul escuro e verde sálvia. O azul era a cor original usada pelos militares, mas logo foi substituído pelo verde. Durante a Guerra da Coréia, (1950-1953) misturar roupas de voo de vários períodos e cores não era incomum. Presumivelmente, o verde acabou sendo adotado porque se misturava mais facilmente com o ambiente, caso o piloto precisasse de proteção de camuflagem no solo caso fosse abatido. 


Durante a Guerra do Vietnam, havia cópias comerciais variantes do MA-1 em padrão de camuflagem que foram compradas por militares americanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário